Credjust Crédito

Cooperativas de crédito crescem

Publicado há 4 anos - Por CREDJUST

 

Em 2018, a carteira de crédito das cooperativas cresceu a taxas mais elevadas que as observadas em outros segmentos. Houve também aumento do número de cooperados e postos de atendimento. Ainda assim, elas têm uma participação pequena dentro do sistema financeiro nacional.

As informações são do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (íntegra), divulgado pelo Banco Central nesta 2ª feira (15.jul.2019).

Os dados mostram que a participação do segmento no ativo total do sistema financeiro passou de 1,7% em 2014 para 2,7% em 2018. A participação na carteira de crédito total, por sua vez, subiu de 2,5% para 3,8% no mesmo período e, no depósito, de 3,9% para 5,6%.

O estudo traz 1 recorte em que exclui operações de crédito para grandes empresas e operações de financiamento imobiliário. Segundo o BC, isso permite uma “comparação mais precisa” dos segmentos.

Nesse recorte, o crescimento anual da carteira de crédito das cooperativas foi de 23% em 2018, enquanto no restante do sistema financeiro foi de 7%.

O estudo coloca que, apesar da baixa participação no sistema, a atuação das cooperativas “tem contribuído para a retomada do crédito, especialmente nas carteiras de pequenas e médias empresas e de pessoas físicas”. O modelo é uma das apostas do novo presidente do BC, Roberto Campos Neto, para aumentar a competição no sistema financeiro.

O levantamento mostra, ainda, que a quantidade de cooperados cresceu 9% no ano passado. A taxa de crescimento foi de aproximadamente 18% entre as empresas e 8% entre as pessoas físicas. Além disso, cooperativas aumentaram sua presença por meio de unidades físicas em 7% no ano.

 

link da notícia: http://www.cooperativismo.org.br/Noticias/45565/Cooperativas-de-credito-crescem

Outras Notícias


Endereço

Av. Almirante Barroso, 600, Sala 006 - Centro
CEP: 58013-120 - João Pessoa-PB

COMO CHEGAR?