Credjust

Cooperativismo, uma solução para a retomada do desenvolvimento

Publicado há 4 anos - Por CREDJUST

Cooperativismo, uma solução para a retomada do desenvolvimento – Evair de Melo, presidente da Frencoop

O cooperativismo é mais que um conceito econômico: é uma filosofia de vida pautada na competência, integridade, na inovação e, acima de tudo, na união de seus integrantes.

Com uns ajudando aos outros em prol de um objetivo em comum, o Sistema Cooperativo assumiu um papel de protagonismo e de transformação social.

Em todo o Brasil, são mais de 6,8 mil cooperativas, 14,2 milhões de associados e aproximadamente 400 mil trabalhadores.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB-ES), temos em nosso Estado 444.147 cooperados, em 126 cooperativas.

Atuamos em nove áreas: agropecuária, consumo, crédito, habitação, educação, produção, trabalho, transporte e saúde. Além disso, a eficiência é uma marca registrada do setor em terras capixabas, que vem reduzindo custos e, em 2018, gerou um faturamento que passa a marca dos R$ 6 bilhões.

Nessa escuridão que o país tem passado, quem conseguiu dar um passo à frente estava protegido pela força das cooperativas. Sobrevivemos aos inúmeros fatores que tumultuaram o país nos últimos anos e seguimos gerando oportunidades ao nosso povo.

O cooperativismo brasileiro é o nosso instrumento de proteção e a grande ferramenta para que continue sendo protagonista é a política. Por meio dela, conseguimos vitórias maiúsculas, como a publicação da Lei Complementar 161/18, que permite que os municípios abram contas em cooperativas de crédito para atividades como a manutenção da folha de pagamento de servidores e movimentação financeira.

É uma lei exemplar, pois deu a chance para as prefeituras melhorarem suas gestões por meio da metodologia cooperativista de transparência, com a realização de prestação de contas e assembleias. Temos várias pautas essenciais para o setor que só serão viabilizadas com a união entre o Cooperativismo e a política.

São exemplos o PL 519/15, conhecido como Lei Geral das Cooperativas, que atualiza e desburocratiza as normas do setor, e o PL 8.824/17, que altera a legislação para que as cooperativas possam prestar serviços de telecomunicações.

Faço um apelo: peço para que vocês abram as portas para receber os parlamentares. Precisamos do carinho e da atenção de vocês.

Se os melhores brasileiros de conteúdo, de moral e de ética estiverem dentro do ambiente político, é certo que teremos capacidade para pautar a agenda deste país da diversidade.

Temos que ocupar esse espaço e continuarei trabalhando para garantir o nosso protagonismo e o diálogo com todos os segmentos.

*Evair Vieira de Melo é deputado federal (PP-ES) e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop)

 

fonte: http://www.mundocoop.com.br/artigos/cooperativismo-uma-solucao-para-a-retomada-do-desenvolvimento-evair-vieira-de-melo-presidente-da-frente-parlamentar-do-cooperativismo-frencoop.html

Outras Notícias



Resultados da AGE/AGO 2024
Publicado há 4 semanas

Endereço

Av. Almirante Barroso, 600, Sala 006 - Centro
CEP: 58013-120 - João Pessoa-PB

COMO CHEGAR?